Mascote Sadia – Laruccia – (2005 – present)

Aee, Adiei este post por muito tempo, sempre achei que seria inevitável, e que eu me sentia na obrigação de cria-lo e expor todo o processo de criação de um dos personagens mais presentes na Tv Brasileira a décadas.
Sim, é do famoso “Frango” ou “Galinho” ou “LEQUETREQUE” ou “Lektrek” ou ainda simplesmente “Mascote da Sadia” como ultimamente querem que o chamam. ( Prefiro Lektrek) :)

Minha intensão aqui é criar um post que ajude muita gente a entender um pouquinho do processo da transformação do Personagem de 2D para o 3D. Como foi.

O Mascote foi criado em 1971 Pelo estúdio Daniel Messias.

mascote_1970

Nessa época ele tinha umas animações muito loucas e legais.

A evolução aconteceu, e ele precisava de ter mais carisma com o público e se atualizar.
Foram anos de animações do mascote 2D, até chegar em 2005, Quando o personagem chegou ao estúdio Laruccia Animations ( http://www.laruccia.com.br ) e elevou o nível da animação 2D para uma animação mais comercial. Tudo sob os olhares de uma grande agência a DPZ ( http://www.dpz.com.br ). Claro que teve muitas mentes no meio, mas vou falar no processo que eu vivenciei.

Quando cheguei ao estúdio(2006) para fazer parte da equipe 3D, tinha-mos um setor de 2D comandado por um grande amigo ( Douglas Ferreira http://www.douglasferreira.com/ ) Animador 2D de longa data. O personagem era a prata da casa, basicamente tudo girava em torno dele. A estima por ele era muito grande.

O processo era como qualquer outro quando se trata de uma animação 2D. Chegava o Roteiro, briefing, O animador chefe chamava a sua equipe, e muitas vezes freelancers também. Criava as animações, fazia o clean-Up, scaneava folha a folha, pintava digitalmente frame-a-frame jogava na comp. e Finalizava o filme. Processo e aprendizado incríveis.

Primeiro filme de Sadia que participei, ainda 2D na época, fui responsável por toda a animação 3D, câmera, modelagem, cenários e tudo. ( parte 2D comandada pelo Douglas)

Quando entrei no estúdio, fui responsável diretamente a recriar o personagem em 3D juntamente com o Diretor da casa ( Marcelo Laruccia ) e com um dos grandes artistas da casa, modelador e ilustrador Gustavo Souto ( http://gustavosouto.blogspot.com.br/ ).  ( Faz as ilustrações do Mascote até Hoje )
masc_argola_02low

O processo foi muito complexo, pois tínhamos que transformar o personagem de décadas 2D em 3D, com a personalidade ja definida, processo redondinho de criação, etc.
Idéia inicial do Diretor da Laruccia juntamente com a AgÊncia (acredito que era o Carlos Rocca na época que comandava a sadia dentro da DPZ).

Todo o processo demorou em torno de 3 ANOS. SIM… TRÊS ANOS. Pois a modelagem não tinha que ser EXATAMENTE igual ao 2D, e sim um conceito novo. Um personagem mais caricato e mais carismático ainda.  Cheguei a fazer uns 5 tipos de riggings diferentes, em modelos diferentes. (Fora que antes de mim outro artista havia feito alguns testes também)  Loucura.

Chegamos a fazer vinhetas experimentais, os chamados Layouts sem verba, para convencer que aquele personagem era o cara. Mas não, não foi fácil.

Me lembro de um momento em  que eramos em uns 5 animadores, cada um tinha que fazer a sua versão. E tivemos que suar MUITO para conseguir achar uma cara para o personagem que convencesse a agência. Por fim o Diretor acabou indo para a agência ficar uma semana ao lado do Diretor de criação, até acharem uma cara específica para o personagem que agradassem a pesquisa e principalmente o “Senhor Sadia”.

Enfim, como sempre, o 3D nunca acaba, fizemos versões infindáveis até chegar em uma imagem, até com vários defeitos pela correria de mudanças em cima de mudanças, mas conseguimos. criamos um personagem comercial e palpável, que o cliente havia gostado e as pesquisas também.

mascote_2007Sadia_character_Cook_web
O filho nasceu. Vocês devem imaginar o quanto ficamos felizes com a aprovação do personagem. Tenho toneladas de testes, animações realmente ruins, e boas também. Mas chegamos. Isso era 2007.
Dessa etapa pra frente o estúdio cresceu, claro com uma demanda de quase uma vinheta a cada 15 dias. Com o 3D a principal mudança foi o tempo que se leva de produção. Ao invés dos quase 30 dias de produção de uma vinheta 2D. Levávamos 1 semana para criar uma vinheta em 3D. Claro que a rapidêz, não contou muito, pois agora tínhamos que fazer 4 vinhetas por mês. ao invés da única. O mais importante era o sorriso no rosto de satisfação de poder animar um personagem que nasceu na casa e que havia promessa de vida longa ( que de fato ainda está acontecendo).

O Primeiro filme, o Filme 1, para apresentação do personagem para o público, Foi feito em uma semana. Animação e render de todo o filme. Feito toda a produção em 3D studio Max. Fiz o rigging dele usando o CAT. e o gus deu o trato necessário para integra-lo na cena.

Processo um tanto quanto complicado, pois ainda estávamos criando a identidade do personagem, então, como sempre, recebemos muitas alterações de animação de posição de tudo.. até achar-mos o ponto. O filme não ficou o melhor possível que o estúdio poderia fazer, mas dentro do possível ficamos muito satisfeitos.

Anos se passaram e criamos muito filmes, vinhetas. Transformamos ele para o MAYA. Nos divertimos e ralamos muito. Até criamos por conta nossa um filme muito legal que expressava o sentimento da produtora naqueles dias. Que todos concordavam que o frango trabalhava na nossa produtora. E claro que não pudemos deixar isso de lado.

Bom para finalizar este texto ENORME, não poderia faltar os agradecimentos ao Fernando Patah, Marcello Laruccia e ao Ricardo Bresser, que fizeram de tudo pra colocar este trabalho em nossas mãos.

Valeu pessoal, e a todos que ja trabalharam e ainda trabalham com este personagem, finalizadores, renders como o Paulo Pappera que foi o responsável por dar o visual dele no Maya( até Hoje ). Seguindo toda a referência de como ele era no 3D studio Max feito pelo Gustavo.

Tudo atualmente relacinado a este personagem tem ligação direta com a Laruccia, DPZ, DM9 e Publicis. Direitos de criação do personagem detentos pela Laruccia e Sadia.

Algumas imagens Atuais e Filmes Atuais.

Links
http://www.sadia.com.br/sobre-a-sadia/mascote-sadia.jsp

Obrigado a quem leu e chegou até aqui :P

About these ads

4 comments

  1. Que história bonita cara! A gente nessa área rala tanto que acaba se apegando ao que faz. E só quem “conviveu” com um personagem por jobs e mais jobs sabe o carinho que se cria. Parabéns pelo trabalho e pela história! Continue compartilhando!

  2. Cara, parabéns pelo seu trabalho, estou impressionado no empenho e dedicação em três anos na produção do personagem, mostra que as ferramentas 3D não são tão simples assim. São trabalhos assim que nos inspiram para entrar neste ramo da arte. Obrigado pelo post, me passou uma lição importante para qualquer trabalho.

    1. Poxa! Obrigadão! É isso que me anima continuar fazendo posts :) boa sorte na sua caminhada!!

  3. Misa Faustino · · Reply

    Cara, fiz alguns personagens e sempre usei como ponto de partida o Lektrek…. Acho ele muito expressivo e bem feito cara… SHOW msm… E depois dessa historia pra mim eh ficou mais TOP ainda… Parabéns!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: