Este rigging foi um trabalho de 3 dias full time, com um resultado que achei bem gratificante. Apesar dos poucos controles faciais, consegui adicionar algumas Features no personagem, Entre elas o NoFlip Arms and legs, acabei adicionando este método para deixar Default no *Puppet AutoRig.
Como todos Riggers devem saber, Olhos grandes SEMPRE foram um grande desafio, personagens como o “mike wazowski” da Pixar sempre assustam na hora de fazer o rigging com curto prazo. Dificuldades como a falta de sobrancelhas nos forçam a fazer controles mais precisos na pupila. Simples expressões faciais como triste ou bravo tornam grandes desafios para o animador e também para o rigger.
Claro que o “mike wazowski” da Pixar não teve somente 3 dias de prazo. 🙂
Aqui eu realizei um experimento da minha ferramenta de Inbetween(SMEAR) de Mesh para ser usada quando a animação precisar ser mais “Cartoon”. No livro do Richard Willians “The Animator´s Suvival Kit” ele nos mostra muito bem onde estes tipos de “Inbetween” são aplicados na animação 2D.
ex:
No vídeo acima, testei com valores do zero ao 1.0 Passando de deformações suaves a deformações muito exageradas. Como ainda é teste, preciso melhorar em alguns pontos a malha. principalmente o Torax quando setado.